Quem Somos

Home / Quem Somos

cam1O STIC, SINDICATO INTERESTADUAL DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA E DO AUDIOVISUAL, recebeu a sua Carta Sindical em maio de 1988. É uma entidade Interestadual que abrange a base territorial dos estados do norte, nordeste e sudeste, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O STIC também representa todos os profissionais exercentes das funções elencadas sob o título II e III da área de audiovisual no quadro anexo a que se referem os estatutos da entidade e todos os empregados das empresas da indústria audiovisual e de vídeo (vídeo cassete e vídeo-tape), laboratórios de processamento de matérias-primas utilizadas na produção cinematográfica e vídeo, laboratórios de sub-filmagem, estúdio de som, e de pós produção, prestadoras de serviço do setor, publicidade cinematográfica, produtoras, programadoras e produtoras de peças audiovisuais, e demais empresas das áreas vinculadas ou afins, conforme consta do estatuto. É mantido com as doações, mensalidades e contribuições dos sócios e com os benefícios da lei 6.533/78, que prevê o recolhimento ao sindicato de 10% do total do ajuste dos contratos dos técnicos estrangeiros.

Antes da fundação do STIC, ocorreram outras tentativas de organizar a categoria. De acordo com o publicado no jornal Beco do Cinema nº 01, editado pelo pesquisador Luiz Clóvis Scarpino, Moacyr Fenelon, realizador que começou como técnico de som e fez de tudo na profissão, tentou fundar o sindicato em 1939. A mesma audácia pioneira também tiveram Nelson Pereira dos Santos, diretor e professor de cinema em universidades americanas, e Almiro Viviane (Alex Vianny, diretor e pesquisador, no ano de 1952. Nos anos 60, foi fundada a APTCG - Associação Profissional dos Técnicos de Cinema do Estado da Guanabara.

Mais tarde, nos anos 70, foi fundada ATEC, Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica do Estado do Rio de Janeiro, com a seguinte diretoria provisória: o presidente, Edson Batista de Araújo, o vice-presidente, Fernando Gomes de Arruda, o 1º secretário, José Francisco Mota, o 2º secretário, Manoel Guilherme, o 1º tesoureiro, Gilberto Marques, e o 2º tesoureiro, Antônio Teixeira de Carvalho. O efetivo do Conselho Fiscal era composto por José Carlos dos Santos Barbosa, Luiz Saraiva Gennari e Wildemilson Artur Barroso Finizola. Os suplentes do mesmo conselho eram Jorge Rodrigues da Silva, Antônio Duque de Oliveira e José Rodrigues Vieira.

Em 16 de novembro de 1987, a diretoria da ATEC convocou a histórica assembléia geral para fundação do sindicato com a seguinte ordem do dia:

1 – Fundação do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica do Estado do Rio de Janeiro.
2 – Aprovação dos Estatutos.
3 – Eleição Provisória da diretoria e do conselho fiscal, com seus respectivos suplentes.
4 – Aprovação das mensalidades.

Nesta assembléia estiveram presentes 204 (duzentos e quatro) trabalhadores da categoria, conforme a lista de presença.

A chapa provisória para encaminhamento da documentação foi a seguinte:

PRESIDENTE - Roque Araújo

DIRETORIA - Luiz Clóvis Scarpino - Vera Brandão de Oliveira - Mário Murakami - Luiz Cláudio Lopes Gentil - José Nilton de Carvalho - Risomar Régis Galvão

SUPLENTES - Sirley Antonia Alves Dias - Delso da Conceição - Adilson Miguel Sant’Anna - José de Almeida - Sebastião de Luna - Carlos Roberto Teixeira Pinto - Antônio Cezar Silva dos Santos

CONSELHO FISCAL - Manoel Joaquim Filho - Afonso H. Ferreira Vianna - Sandoval Teixeira Dória - Hélio Vicente da Silva - Djalma de Freitas Peçanha - Iran Brasileiro de Freitas

FEDERAÇÃO - Jorge Lauret Monclar - Antão Ferreira da Rocha - Ibanez Lima Filho - Telma Guimarães

Finalmente, após muita luta e esforço de dezenas de trabalhadores empenhados em regularizar a entidade, o STIC recebeu sua Carta Sindical. De acordo com o processo nº. 24370.045892 de 1987, a Carta Sindical foi registrada no livro 108 folha 73 em 05 de maio de 1988 e assinada pelo Ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto Pinto, em 19 de maio de 1988, sob a denominação de Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica no Estado do Rio de Janeiro, e representando a categoria profissional “Trabalhadores na Indústria Cinematográfica" (inclusive os trabalhadores em laboratório cinematográfico). O STIC passou a compor o 16º grupo do plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, na base territorial do Estado do Rio de Janeiro.

Em 23 de junho de 2003, após 13 (treze) anos de pendência, foi regularizada a Base Territorial do STIC com um grande esforço da gestão 2001/2003. O Registro de Alteração Estatutária foi publicado no Diário Oficial da União seção I página 150 n.º118. E de acordo com a certidão datada de 22 de julho de 2003 expedida pelo MTE, o STIC, Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual, ganhou abrangência Interestadual e base territorial nos Estados de Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe.

Atualmente, no curso da 6ª gestão administrativa, o STIC tem a seguinte diretoria:

PRESIDENTE: Luiz Antônio Gerace da Rocha e Silva 
VICE-PRESIDENTE: Walter Goulart
SECRETÁRIO GERAL: Leilah Maria
TESOUREIRO: Carli Leite Góes
1º SECRETÁRIO: Eliane Muniz Gordeeff
2º SECRETÁRIO: Delanir Dias Cerqueira
3º SECRETÁRIO: Luiz Amaral Casaes 
1º SUPLENTE: Emily Pirmez
2º SUPLENTE: José de Jesus Louzeiro
3º SUPLENTE: Cristiano Euclides Requião
4º SUPLENTE: Beatriz Mauro de Lima
5º SUPLENTE: Denise Corrêa da Fontoura 
6º SUPLENTE: Severino de Oliveira Souza 
7º SUPLENTE: Francesco Trotta 
CONSELHO FISCAL: Wildemilson A.Barroso Finizola 
CONSELHO FISCAL: Edison Marques Mugica
CONSELHO FISCAL: Pedro Cavalcante 
1º SUPLENTE CONSELHO FISCAL: Oswaldo Eduardo Lioi
2º SUPLENTE CONSELHO FISCAL: Anderson dos Santos Rocha
3º SUPLENTE CONSELHO FISCAL: Raimundo Camargo Nascimento
REPRESENTANTE NA FEDERAÇÃO: José Assis de Araujo 
REPRESENTANTE NA FEDERAÇÃO: Estevam Luiz Avellar 
1º SUPLENTE REPRESENTANTE NA FEDERAÇÃO: Maria Izabel Rosa
2º SUPLENTE REPRES. NA FEDERAÇÃO: Roberto Mauro Cerveira dos Santos 

Atendimento:
Secretaria: 2ª a 6ª feira 
das 10h às 18h
Departamento Jurídico:
De 3ª a  6ª feira das 16:00h às 18:00h 
(Marcação 2509-0017 R.28)
Homologações: 2ª a 5ª feira
das 14h às 17h
(Marcação: tesouraria@stic.com.br)